terça-feira, 13 de novembro de 2018

COMEMORAÇÃO DO ARMISTÍCIO

No dia 12 de novembro, durante o primeiro intervalo da manhã, foi evocado, na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, o centenário do Armistício que, em 1918, pôs fim à I Guerra Mundial. 

Alunos de várias turmas das disciplinas de Ciência Política do 12.º ano e de História dos 7.º e 8.º anos recriaram, numa pequena cerimónia, a assinatura deste Tratado de Paz.


Esta atividade de articulação com a Biblioteca Escolar teve os seguintes objetivos: consciencializar os alunos para a importância da participação cívica em atividades relacionadas com acontecimentos marcantes da História política de Portugal e do Mundo; promover uma celebração da memória e da paz, através do desenvolvimento de competências interventivas na comunidade escolar; criar uma oportunidade de reflexão sobre um conflito que fez milhões de vítimas, num tempo em que se erguem constantemente novas «trincheiras», sob a forma de muros, que ameaçam o futuro da Humanidade.

Depois do ato simbólico de recriação da assinatura, os alunos do 8.ºA interpretaram a canção “On écrit sur les murs” de Kids United, enquanto, ao mesmo tempo, outros iam escrevendo palavras de paz num mural criado para esse efeito. 


Esta atividade contou com a presença e especial colaboração do 2.º Comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência, sitiado em Abrantes (em representação do Exército).