quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ENCONTRO COM JOÃO MANUEL RIBEIRO

O poeta, escritor e editor João Manuel Ribeiro esteve na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, no dia 18 de outubro, para apresentar a sua obra e conversar com os alunos dos 5.º e 6.º anos.

A sessão começou com uma surpresa: João Manuel Ribeiro entregou prémios a dois alunos do 7.º ano, a Beatriz Grácio e o João Marques. No ano passado, estes alunos escreveram dois poemas que foram publicados na revista de literatura infanto-juvenil que o autor dirige, "A Casa do João".

De seguida, o autor falou sobre a sua vasta obra e respondeu às perguntas que os alunos, no seu papel de jornalistas, lhe foram colocando. A cada resposta ia desvendando um pouco mais sobre a sua infância, o processo de escrita e de edição e as suas fontes de inspiração. Ficámos assim a saber, entre outras coisas, que o avô lhe despertou o gosto pelas histórias e que encontra inspiração naquilo que vê, ouve, sente, toca, pensa e cheira. Até uma reunião aborrecida de condomínio deu origem a um livro bastante ecológico!

Por fim, autografou os seus livros, sempre com muito humor, e foi brincando e rimando com os nomes dos alunos: "Para o João, um beijão!", "Para o Gonçalo, um beijo com um ovo a cavalo". No livro de honra, deixou a seguinte mensagem: 
Adorei estar aqui e partilhar as histórias e a poesia. Muito obrigado!
Brincar é a maneira feliz de ser e de se entender. Desafio-vos a brincalhar!
Um abraço desmedido
           João Manuel Ribeiro
Foi uma manhã muito alegre e inspiradora! Muito obrigada pela sua visita! Vamos aceitar o desafio?!