Regimento de utilização dos tablets

Normas de Funcionamento

1. Pretende-se que estes equipamentos sejam utilizados em diversos contextos, constituindo recurso para a promoção das aprendizagens, em geral, e da literacia, em particular.

2. Os tablets poderão ser requisitados para a sala de aula, apenas por professores, que ficarão responsáveis pela sua utilização e devolução em condições. Deve apenas o professor proceder ao levantamento e entrega do equipamento requisitado na BE.

3. O empréstimo faz-se mediante o preenchimento de uma ficha de requisição específica para este fim, junto ao balcão da biblioteca escolar.

4. Cada requisição terá a duração de um ou dois tempos letivos (50 ou 100 minutos) para uso em sala de aula.

5. Os requisitantes serão sempre alertados para a necessidade de um correto manuseamento. O utilizador não pode instalar nem apagar aplicações ou alterar quaisquer configurações do dispositivo.

6. É proibido aceder ou armazenar conteúdo impróprio, de natureza ilegal ou antiética, publicar quaisquer imagens, fotos ou vídeos envolvendo colegas, professores, funcionários, encarregados de educação e familiares.

7. O docente, ao requisitar os tablets para a sala de aula, deve informar os alunos do seguinte:

a)  Regras básicas do funcionamento do tablet: ligar/desligar, abrir/fechar aplicações e escrever com o teclado digital;

b)  Higienização das mãos (sempre que possível), antes de manusear o tablet;

c)  Serão responsáveis por qualquer dano no tablet que resulte do manuseamento incorreto do mesmo;

d)  Não podem jogar ou utilizar de forma imprópria os tablets;

e)  Verificar se a capa de proteção se encontra colocada corretamente;

f)   Assegurar, no final da aula, que saíram da sua conta (email, Classroom...) e todos os tablets ficam desligados (uma forma simples de verificar é clicar no botão do lado esquerdo, em cima: se o ecrã se ligar é porque não está desligado).


8. O professor quando devolve os tablets deve informar da necessidade de recarregar o dispositivo.

9. Qualquer problema com um tablet deverá ser imediatamente reportado à assistente operacional da biblioteca ou à professora bibliotecária. 

10. Todas as situações omissas neste regulamento serão resolvidas pela equipa da BE, no âmbito das suas competências, após parecer da Direção do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes.

11. O presente regulamento pode ser revisto e atualizado pela equipa da BE e/ou Direção, sempre que se considere oportuno.

12. Ficará disponível em suporte de papel na biblioteca e em suporte digital no blogue: http://abibliotecaconvida.blogspot.com/p/regimento-de-utilizacao-dos-tablets.html
 
Aprovado em Conselho Pedagógico, 14 de dezembro de 2022


A Diretora

Isabel Alves

 

A Coordenadora das BE

Patrícia Marques

Sem comentários: