sexta-feira, 26 de outubro de 2018

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES - 5.º ANO

A semana em que se assinala o Dia Internacional da Biblioteca Escolar (22 de outubro) arrancou com a formação de utilizadores em sessões exclusivas para as várias turmas do 5.º ano de escolaridade.

Os novos alunos do Agrupamento de Escolas N.º2 de Abrantes foram conhecer, pormenorizadamente, a sua Biblioteca Escolar e as respetivas regras de utilização, bem como os produtos e os serviços que têm ao seu dispor.

Foram momentos de conversa amena, num diálogo construtivo que levou os mais pequenos a descobrir as diferentes zonas da biblioteca e as atividades que nela podem desenvolver. A Professora Bibliotecária também explicou que os livros estão organizados por assuntos segundo a tabela da Classificação Decimal Universal (CDU).

Seguidamente, os alunos realizaram um bibliopaper, movimentando-se pelos diversos espaços da biblioteca e/ou consultando o Guia do Utilizador que lhes foi entregue, atividade na qual puderam aplicar os conhecimentos ali transmitidos.

Levar a miudagem a manusear as novas tecnologias foi também um dos objetivos conseguidos, dado que todos os alunos, em grupos três ou quatro elementos, acederam ao blogue da Biblioteca Escolar, onde deixaram uma frase/opinião, no mural digital criado para o efeito.

Foi assim na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes:





E assim na Escola EB 2,3/S Octávio Duarte Ferreira:





Sem dúvida que esta foi uma atividade diferente e muito divertida!