terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

LANÇAMENTO DO LIVRO VIDAS POR FIOS - JOSÉ GASPAR

Foi com grande orgulho que, no dia 13 de fevereiro, pelas 21 horas, acolhemos, na Biblioteca Escolar da ESMF, o lançamento do livro "Vidas por fios", da autoria de José Martinho Gaspar, professor de História nesta mesma escola.


A cerimónia iniciou-se com a atuação do quarteto de cordas "Pontos nos ii", constituído por alunas do 8.º ano do Curso Básico de Música: Carolina Balasteiro, Margarida Moura, Mariana Esteves e Madalena Dias, preparadas pelo professor Gonçalo Sousa.


Carla Dias, atriz e educadora/mediadora cultural e artística, docente no Curso Profissional de Artes do Espetáculo, na mesma escola, fez uma apresentação original do livro: contou, em verso, o percurso do Manuel, o protagonista de uma história repleta de metáforas, de "rapaz enfezado e remendado" na aldeia de Esteveira a contínuo no parlamento, na capital.


Seguiu-se a intervenção do autor, que discorreu sobre o seu percurso na literatura, recordando as obras publicadas, e a criação desta obra que, depois de ter sido distinguida com o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, em 2019, é agora publicada pela editora Guerra e Paz.


No final, houve espaço para responder a questões do público, a já habitual sessão de autógrafos e um momento de convívio entre o autor e os muitos amigos e admiradores que acorreram a este lançamento.


A notícia deste evento também pode ser lida no mediotejo e na antenalivre.