quarta-feira, 29 de abril de 2020

HISTÓRIAS EM 77 PALAVRAS - PUBLICAÇÃO DOS TEXTOS


A proposta de atividade de escrita criativa lançada pela Biblioteca Escolar, logo na primeira semana de aulas deste 3.º período letivo, convidava os alunos a participar no Desafio n.º 39 do blogue "Histórias em 77 Palavras", e a resposta daqueles (todos eles do 3.º ciclo), para além de significativa, não demorou a chegar.

Com a Páscoa ainda bem fresca na memória de todos, era expectável que os textos refletissem a vivência de um período inusitado e naturalmente condicionado pelo isolamento social que continuamos a cumprir em prol da nossa saúde, que é, de facto, um bem maior!

Para grande contentamento e orgulho de alunos e respetivos professores do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes, os textos foram hoje publicados, no blogue acima referido. E na impossibilidade de divulgar todos eles, neste espaço, selecionámos três, que abaixo transcrevemos.

Nesta Páscoa, comi só um ovo de chocolate. Não me fez muito mal, porque, afinal, era só um ovo da Páscoa, igual ao dos outros anos. Tinha o mesmo sabor de sempre, não era diferente em nada, até o plástico era igual e tinha o mesmo brinde no interior. O ovo parecia menor do que nos outros anos, mas devia ser para comermos um pouco menos. Bom, isso não importa. A nossa Páscoa foi igual às outras.
Tiago M.
Há uns dias, em plena quarentena, fui para a cozinha onde a minha família estava a tomar o pequeno-almoço. A minha irmã pegou num ovo e atirou-o na minha direção. Olhei com atenção para ele e apercebi-me que, afinal, era só um ovo de Páscoa. No entanto, com medo que se partisse, consegui apanhá-lo antes de atingir o chão e partilhámo-lo com os meus irmãos. Devido ao isolamento em casa, esqueci-me que era o Domingo de Páscoa!
Fanny H.
Esta foi uma Páscoa diferente! Uma pandemia provocada pelo novo coronavírus colocou Portugal de quarentena. Vivemos uma época de isolamento e, nesta fase tão difícil da nossa vida, comecei a dar mais importância aos sentimentos. Sempre achei que o mais importante, na Páscoa, era o ovo de chocolate, mas agora posso dizer que afinal era só um ovo da Páscoa! O mais importante são os abraços, as brincadeiras com os meus amigos e podermos juntar a família.
Bruno C.

Se queres ver o teu texto publicado no blogue da escritora Margarida Fonseca Santos, basta clicar aqui.

Sem comentários: