domingo, 17 de maio de 2020

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e comemora-se a 17 de maio como forma de estimular a reflexão sobre as questões ambientais e o consumismo.

Todo o processo de geração, recolha, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e económicos. Como tal, é essencial que seja anualmente relembrada a importância de aderir à reciclagem do material que usamos, como o papel, o vidro e o plástico, seguindo o lema dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais.

Todos podemos colaborar com pequenos gestos diários, tomando consciência e pensando no amanhã do nosso planeta!

fonte: http://twixar.me/X2fm

A Biblioteca Escolar selecionou um poema adequado à efeméride que hoje se assinala.

O Ecoponto

Pensei que se ouvia o eco
no sítio do ecoponto.
Fui lá e pus-me a gritar,
disseram que eu era tonto.

Só vi quatro contentores
com tampas de cor diversa.
Não gosto de estar calado,
Com eles meti conversa.

Disse logo o amarelo
que se chamava Embalão:
só engolia embalagens
com toda a sofreguidão.

Falou depois o azul
Dizendo -- Sou Papelão.
Traz-me papeis, papelinhos,
tudo o que seja cartão.

O verde logo contou
que seu nome era Vidrão:
comia copos, garrafas,
o vidro que cai no chão.

Havia mais um, cinzento,
que me pareceu porcalhão:
pediu-me cascas e espinhas,
até os ossos do cão.

Eu bem queria ouvir o eco
mas quem a mim me diria
que o eco do ecoponto
é eco de ecologia.

 Luísa Ducla Soares

Sem comentários: