quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ENTREVISTA A JOSÉ MARTINHO GASPAR


Em 2019/2020, na disciplina de Português, no âmbito do estudo do conteúdo programático "Textos de imprensa - a entrevista", os alunos da turma G, do 8.º ano, entrevistaram o autor José Martinho Gaspar. Neste Mês Internacional da Biblioteca Escolar homenageamos os autores do nosso agrupamento e divulgamos esse trabalho.



O professor José Gaspar, natural de Água das Casas, Abrantes, além de lecionar a disciplina de História, encontrou na escrita uma paixão, dedicando-se a este prazer de escrever há muitos anos. Amante de livros, bibliotecas e documentos antigos, já escreveu cerca de dez livros, alguns como coautor e, pela qualidade dos seus escritos, já foi prestigiado com alguns prémios literários. O último livro que escreveu foi o romance Vidas por Fios, o seu preferido, que foi vencedor do IV Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal. O professor sente-se agradecido pelo reconhecimento do seu trabalho e considera que deverá ser mais valorizado o momento presente em que um escritor escreve os seus livros e os dá a conhecer aos seus leitores do que propriamente os momentos passados ou futuros. 

Miguel Torga e José Saramago são as suas principais referências literárias, ou seja, os seus escritores portugueses favoritos, sendo o último para si, uma referência pela forma como Saramago consegue levar as pessoas a refletir sobre a sua própria vida. Obviamente que não fica indiferente quando vê alguém ler um dos seus livros, mas considera que seria muito interessante saber o que as pessoas sentem e como interpretam o que ele escreve. Nos seus livros, privilegia o mundo rural e campestre, à semelhança de Miguel Torga, que prestigia o valor do Homem na sua relação com a Terra, a Natureza.

Quando é questionado acerca dos seus livros, gostaria que algumas das perguntas incidissem mais, por exemplo, sobre a escolha e a criação das suas personagens. O professor referiu que, enquanto amante da escrita, terá sempre vontade de escrever, e dará a conhecer as suas histórias desde que as pessoas estejam recetivas e continuem a apreciar o seu trabalho. Tem preferência por assuntos relacionados com a História e o tempo de que dispõe para escrever um livro é variável em função do seu tema. No seu trajeto literário, sempre sentiu o apoio incondicional da sua família. Neste momento, está a escrever alguns contos.

No âmbito do Novo Acordo Ortográfico é da opinião que alguns aspetos deveriam ser revistos, no entanto continuará a escrever com o acordo que foi implementado. Tem uma opinião favorável relativamente aos livros digitais, pois permitem às pessoas acederem mais facilmente aos livros, por vezes, a preços mais baixos, porém prefere tocar e manusear os livros. Os seus livros podem ser encontrados nas livrarias locais e outras nacionais, na Biblioteca Municipal de Abrantes ou online, na Wook, Fnac e Bertrand. 

O que mais gostámos nesta entrevista foi sobretudo o facto de podermos conhecer melhor o nosso professor de História na sua faceta de escritor.

Por fim, com esta entrevista, conseguimos perceber um pouco melhor o quão a leitura e a escrita são imprescindíveis na sociedade atual. De facto, o professor José Gaspar desafiou-nos a ler, reforçando a ideia de que a leitura permite abrir horizontes e dar azo à nossa criatividade/imaginação. Portanto, ler e escrever são dois “ingredientes” apetecíveis que fazem bem à nossa saúde, tornando-nos por um lado mais saudáveis e, por outro lado, mais cultos. Obrigado, professor José Gaspar, pelos seus conselhos e ensinamentos!

Texto elaborado pelos alunos do 8.º G, com a colaboração da professora Isabel Vieira

Sem comentários: