quarta-feira, 24 de junho de 2020

PROJETO 10@LER - BALANÇO


O projeto 10@ler, iniciado no 1.º período com o objetivo de aumentar os hábitos de leitura e desenvolver a competência leitora dos alunos do 2.º e do 3.º ciclos, foi implementado com sucesso ao longo deste ano letivo.

O projeto arrancou, no 1.º período, com a sua apresentação à comunidade educativa. Organizaram-se as caixas 10@ler, efetuou-se a calendarização dos 10 minutos de leitura nos diferentes conselhos de turma e iniciou-se a leitura diária em todas as disciplinas.

No 2.º período, renovou-se o conteúdo das caixas 10@ler, uma ação que só foi possível graças à verba atribuída pelo PNL ao agrupamento para desenvolvimento do projeto, e foram criados dois murais digitais, um para o 2.º Ciclo, outro para o 3.º Ciclo, para partilha de sugestões de leitura.

Devido à pandemia de Covid-19 e ao consequente encerramento das escolas, no 3.º período, o 10@ler passou a ser desenvolvido em casa, tendo os professores motivado os seus alunos para a manutenção do hábito diário de leitura e para a participação nos já referidos murais digitais 10@ler. 

Estes murais foram bastante concorridos, somando mais de uma centena de publicações, em cada um dos ciclos, sendo que cerca de 80 destas publicações foram feitas durante o período de confinamento.

Desde o 1.º período que o projeto 10@ler foi bem acolhido pela comunidade escolar e teve o mérito de proporcionar aos alunos os momentos de leitura que eles precisavam e que, ainda por cima, os levou a descobrir o prazer da leitura. O corpo docente foi unânime em declarar que esta atividade contribuiu para um clima de serenidade nas aulas e, consequentemente, para a melhoria dos resultados escolares.

É nosso desejo que este projeto continue no próximo ano letivo com as reformulações inerentes às condições de funcionamento do novo período escolar.

“Nós não precisamos de uma lista de certos e errados, tabelas de o que fazer e o que não fazer. Precisamos de livros, tempo e silêncio." 
Philip Pullman

Sem comentários: