terça-feira, 26 de outubro de 2021

 LICEU DE ABRANTES – 50 ANOS DE UMA ESCOLA PARA TODOS

LANÇAMENTO DO LIVRO

A obra "Liceu de Abrantes - 50 anos de uma escola para todos", da autoria de José Martinho Gaspar e Joaquim Candeias, foi apresentada, numa cerimónia aberta ao púbico, no dia 25 de outubro, pelas 18 horas, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, data em que precisamente se completaram 50 anos da transformação da Secção Liceal em Liceu Nacional de Abrantes.
A cerimónia iniciou-se com a atuação dos alunos de música que interpretaram as peças "Flower Duet", de Leo Delibes e "Gruss an die Musik", de Nutzer, sob orientação do professor Carlos Salazar. De seguida, o público foi convidado a entrar na biblioteca onde assistiu a um filme com testemunhos de antigos e atuais alunos que partilharam  memórias, sentimentos e histórias sobre o "Liceu".

Seguiram-se as intervenções muito emotivas do Diretor do Agrupamento, Alcino Hermínio, e do Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Valamatos, que discursaram sobre a importância do Liceu na educação "para todos", em Abrantes, e também sobre a génese deste livro que surgiu no âmbito das comemorações dos 50 anos do Liceu, mas só agora foi publicado, após ter vencido o Prémio Literário Médio Tejo Edições na modalidade Não Ficção, e é uma edição da Câmara Municipal de Abrantes. 
Joaquim Candeias e José Martinho Gaspar, autores desta obra, e Mário Pissarrapresidente da comissão do cinquentenário do Liceu, tomaram a palavra para descrever o processo de criação e publicação desta obra, os seus objetivos e as opções tomadas. 
Os autores recolheram testemunhos de alunos e professores, documentos da escola, como os livros de atas, e artigos da imprensa local, para reconstruir o meio século de história desta instituição, de 1967 a 2017. Contamos a história desta escola (…) a história do que está fora da sala de aula em muitas circunstâncias, que é a história das atividades extracurriculares e o que vai sendo decidido. A história dos problemas que a escola teve e como os vai resolvendo”, explicou José Martinho Gaspar, acrescentando que seria impossível contar a história de todos quantos andaram no Liceu, as suas vivências e a forma com a escola influenciou o seu futuro.
A terminar, os alunos de saxofone, dirigidos pela professora Ana Sousa, apresentaram as peças musicais  "Maybe one Day" e "Mind the Gap", ambas de Rob Buckland e os presentes puderam adquirir o livro e solicitar um autógrafo aos autores.

A organização esteve a cargo da equipa do Plano Nacional das Artes em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Esta atividade foi notícia na antena livre e no Jornal de Abrantes.

Sem comentários: