terça-feira, 16 de novembro de 2021

 CENTENÁRIO JOSÉ SARAMAGO 


No dia 16 de novembro, iniciam-se as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, autor de mais de 40 obras e vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998. Esta efeméride constitui uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro.

E como a melhor forma de homenagear um escritor é ler a sua obra, partilhamos um dos seus poemas e convidamos-te a ler e/ou reler os títulos disponíveis na nossa biblioteca.

Não me Peçam Razões...

Não me peçam razões, que não as tenho,
Ou darei quantas queiram: bem sabemos
Que razões são palavras, todas nascem
Da mansa hipocrisia que aprendemos.

Não me peçam razões por que se entenda
A força de maré que me enche o peito,
Este estar mal no mundo e nesta lei:
Não fiz a lei e o mundo não aceito.

Não me peçam razões, ou que as desculpe,
Deste modo de amar e destruir:
Quando a noite é de mais é que amanhece
A cor de primavera que há de vir.
José Saramago

Consulta a página da Fundação José Saramago para conheceres as linhas gerais do programa do centenário.

Sem comentários: