sexta-feira, 28 de outubro de 2022

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES NA ESMF

A semana que iniciou com o Dia da Biblioteca Escolar (24 de outubro) foi aquela em que a professora bibliotecária dinamizou as sessões de formação de utilizadores para as seis turmas do 5.º ano da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

Os novos alunos foram conhecer melhor a sua Biblioteca Escolar e as respetivas regras de utilização, bem como os produtos e os serviços que têm ao seu dispor. Os momentos de conversa amena fluíram num diálogo que levou os mais pequenos a descobrir as diferentes zonas da biblioteca e as atividades que nela podem desenvolver. A professora bibliotecária também explicou que os livros estão organizados por assuntos segundo a tabela da Classificação Decimal Universal (CDU).

Seguidamente, os alunos realizaram um bibliopaper, movimentando-se pelos diversos espaços da biblioteca e/ou consultando o Guia do Utilizador que lhes foi entregue, atividade na qual puderam aplicar os conhecimentos ali transmitidos.


Promover o uso das novas tecnologias foi também um dos objetivos conseguidos, dado que todos os alunos, em grupos três ou quatro elementos, acederam ao blogue da Biblioteca Escolar, para construir um puzzle digital e responder à última pergunta do blibliopaper.


Em cada turma, será premiado o grupo com a pontuação mais elevada

Sem comentários: