segunda-feira, 18 de março de 2024

CELEBRAR A MULTICULTURALIDADE

A Semana da Leitura iniciou-se com a celebração da multiculturalidade através da partilha protagonizada por nove alunos oriundos de nove países diferentes: Colômbia, Roménia, Cabo Verde, Ucrânia, Cuba, Rússia, Angola, Brasil e Bangladesh.


Cada aluno começou por apresentar o seu país de origem, mostrando a sua localização no mapa mundo, a bandeira, a moeda, os pratos típicos,... e referiram também uma figura conhecida no seu país, em alguns casos mundialmente famosa. Quem não conhece os cantores Shakira (colombiana), Inna (romena), Matias Damásio (angolano), Cesária Évora (cabo-verdiana) ou os futebolistas Pelé (brasileiro) e Trubin (ucraniano)?!


E como a semana é da leitura, destacaram um escritor originário do seu país (Gabriel García Márquez - colombiano, Mihai Eminescu - poeta nacional romeno, Carlos Drummond de Andrade - brasileiro, Eugénio Tavares - cabo-verdiano, entre outros) e leram um poema, primeiro na sua língua natal, depois em português.


No final de cada apresentação, os alunos referiram os motivos da imigração (trabalho dos pais, segurança,... ) e o maior obstáculo enfrentado no nosso país: para uns foi o clima, para outros a língua.


As turmas B e E do 6.º ano assistiram a esta sessão com muito interesse e curiosidade. Para um destes alunos, a sessão adquiriu um significado especial: como era o dia do seu aniversário, no final, todos lhe cantaram os parabéns e os alunos estrangeiros felicitaram-no na sua língua natal!

Sem comentários: