sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CONCURSO DIA DOS MORTOS - RESULTADOS

Os alunos e os professores de Espanhol assinalaram o “Día de los Muertos”, decorando a biblioteca da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes com trabalhos elaborados, no âmbito desta iniciativa, na qual se destacou a decoração de um altar mexicano, típico desta altura do ano.

Em simultâneo, decorreu um concurso que incentivava os alunos a pesquisar e a aprender mais sobre esta efeméride; para isso, bastava aceder a um questionário disponível no blogue da Biblioteca Escolar ou fazer a leitura de um QR Code, para se habilitarem a ganhar prémios.

Os vencedores do concurso foram os seguintes alunos:

fonte: https://goo.gl/images/qb5czU

Beatriz Grácio - 7.ºE
M.ª Vitória Hranchak - 11.ºC
Henrique Gonçalves - 11.ºE
Diogo Amaro – 11.ºC
Neuza Santos – 11.ºE
Paulo Cabeças – 11.ºE
João Santos – 5.ºC
Ana Santos – 9.ºH




Para além disso, em contexto de sala de aula, as turmas visualizaram filmes e documentários relacionados com estas celebrações.

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. A UNESCO declarou-a como Património da Humanidade.

Para os mexicanos, a morte é uma parte da vida, e não um momento de tristeza. Eles creem que, ao morrermos, as almas vão para um lugar melhor e, por isso, não há motivo para chorar. Acreditam que, no “Día de los Muertos”,  as almas têm permissão para voltar ao mundo dos vivos e reencontrar os seus entes queridos.

Daí que esse dia seja um motivo de festa para quem está vivo, é uma forma de mostrar o seu carinho e amor para com os que passaram para o outro lado, pois a morte verdadeira só acontece quando as pessoas deixarem de ser lembradas. Os mexicanos demonstram que esse amor continua a existir e que deve ser exaltado com alegria.