quinta-feira, 21 de março de 2019

JORNADAS INTERNACIONAIS DO LIVRO VIAJANTE

No âmbito do projeto eTwinning "Leio, logo existo!", a turma E do 8.º ano e a professora Patrícia Marques participaram, hoje, nas Jornadas Internacionais do Livro Viajante, saindo à rua para "largar" livros nas imediações da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.


Durante a aula de Português, a meio da manhã, o grupo percorreu as ruas da cidade de Abrantes, "soltando" livros em locais mais ou menos originais, "para fazer do mundo uma biblioteca a céu aberto"!


Sendo o dia 21 de março a data em que também se assinala o Dia Mundial da Poesia e o Dia Internacional das Florestas, os alunos leram e distribuíram poemas a condizer.


O 8.ºE envolveu-se entusiasticamente nesta iniciativa que, para além de promover a leitura, estreitou laços e estimulou o convívio  fora da sala de aula.

Vamos esperar notícias dos livros deixados na comunidade local, e desejamos que eles sejam muito lidos e viajem ainda mais!

Esta foi, sem dúvida, uma atividade divertida, enriquecedora e inesquecível para todos!

Numa tão merecida homenagem às árvores e às florestas, fica aqui um dos poemas que também viajou, neste dia tão especial.

A gaveta do escritor 

A minha gaveta de escritor é uma árvore, dessas que crescem a desejar ser céu! E por isso, no lugar das folhas tem estrelas. 
Por entre os seus ramos passam todas as nuvens, todos os ventos e o sol e a lua de todos os dias. Roubando à terra os sonhos de que se alimenta, a minha árvore é casa para muitas criaturas, amores impossíveis, viagens desejadas e outras histórias sem nexo... 
Um destes dias vou mudar de gaveta, talvez para uma gaveta-borboleta, dessas que vivem apenas a eternidade de um dia, tempo mais que suficiente para reproduzirem em si todas as cores do arco-íris, voarem pelos seus quatro cantos do mundo e despenharem-se felizes sobre um campo de malmequeres, no final de uma bela tarde de primavera.

Carlos Canhoto