quinta-feira, 16 de abril de 2020

LUIS SEPÚLVEDA (1949-2020)


O escritor Luis Sepúlveda morreu nesta quinta-feira, aos 70 anos, vítima da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

O autor chileno sentiu os primeiros sintomas dois dias depois de ter passado pelo festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, tendo sido internado a 27 de fevereiro, em Espanha, onde residia.

Luís Sepúlveda nasceu no Chile a 4 de outubro de 1949 e estreou-se nas letras em 1969, com "Crónicas de Piedro Nadie" ("Crónicas de Pedro Ninguém"), dando início a uma bibliografia de mais de 20 títulos, que inclui obras como "O Velho que Lia Romances de Amor" e "História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar".

O escritor tem toda a obra publicada em Portugal, alguns títulos estão integrados no Plano Nacional de Leitura, e era presença regular em eventos literários no nosso país. Ao longo da sua carreira, foi distinguido, entre outros, com o Prémio Eduardo Lourenço, em 2016, o Prémio Primavera de Romance, em 2009, e o Prémio Tigre Juan, em 1988.

Em março de 2019, esteve em destaque na Biblioteca como "Autor do Mês" e os alunos do 7.º ano elaboraram trabalhos sobre a obra "História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar", que estiveram em exposição na Biblioteca.

Descobre mais sobre este autor aqui e recorda uma das obras mais conhecidos através do vídeo que aqui partilhamos.


Sem comentários: