sábado, 30 de março de 2019

EXPOSIÇÃO "AQUI HÁ GATO!"

A partir da leitura integral e da análise do Texto Narrativo História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, os alunos do 7.º ano realizaram, em trabalho de pares e ao longo do 2.º período letivo, uma pesquisa e consulta de informação sobre o tema dos animais em diversas fontes; posteriormente, fizeram pesquisa e recolha de provérbios/expressões idiomáticas sobre os animais.

Depois da recolha de informação, os alunos elaboraram cartazes e marcadores para livros, com os respetivos provérbios e/ou expressões idiomáticas, ilustrados com imagens de animais. Estes trabalhos e outros sobre o mesmo Domínio de Articulação Curricular (DAC) da área disciplinar de Matemática estiveram expostos na biblioteca da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, entre os dias 22 e 28 de março, período em que foi projetado e visualizado um PowerPoint sobre o referido tema.

Além disso, os alunos elaboraram histórias em que algumas personagens seriam animais e esses textos teriam de integrar os provérbios e/ou expressões idiomáticas. Depois das histórias terem sido corrigidas pelas docentes, foram selecionadas as melhores para serem incluídas num livro digital que, em breve, será publicado neste blogue.

Os alunos participaram nestas atividades com muito empenho e entusiasmo, tendo adquiridos novos conhecimentos face à importância e à necessidade de terem aprendido a lidar com os animais e, também, a respeitá-los.


Sem comentários: