terça-feira, 30 de outubro de 2018

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 2018
- Festa de Lançamento do Livro -

O dia 30 de outubro foi a data escolhida para a realização da festa de lançamento do livro "Histórias da Ajudaris 2018", obra subordinada ao tema da Natureza e na qual podemos encontrar os textos de autoria do ex-6.ºD e do ex-6.ºJ (turmas do ano letivo de 2017-18).


Importa esclarecer que a Ajudaris é uma associação particular de caráter social e humanitária, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, a pobreza e a exclusão social. As "Histórias da Ajudaris" são um projeto de empreendedorismo e inovação social que já vai a caminho da 11.ª edição, criando e distribuindo sorrisos solidários, de norte a sul do país.

A festa de lançamento do livro, que aconteceu por volta das 18:30h, na biblioteca da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, reuniu os alunos das turmas acima indicadas e contou com a presença de alguns professores, pais e encarregados de educação, familiares e outros amigos dos pequenos grandes autores.

Para além do público acima referido, a equipa da Biblioteca Escolar também convidou algumas figuras de relevo que muito honraram a nossa festa: o Diretor do Agrupamento, professor Alcínio Hermínio; a Presidente da Ajudaris, Dra. Rosa Vilas Boas; o Sr. Vereador da Cultura Luís Dias; a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Ana Paula Faria; e o Sr. Arlindo Consolado Marques, o famoso Guardião do rio Tejo.



A cerimónia começou precisamente com a leitura/declamação de dois poemas sobre o rio Tejo, escritos pelos Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e que, mais uma vez, convidámos para participar nesta atividade da biblioteca. Aqueles textos remeteram, de imediato, para o problema da poluição do rio que abraça a cidade, numa estreita articulação com a narrativa criada pelos alunos do ex-6.ºD, orientados pela professora Patrícia Marques.




A atuação desta turma da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, que contou com a sonoridade dos violinos do Curso Básico da Música, baseou-se na dramatização do texto redigido pelos alunos, manifestando, de forma airosa, mas cuidada e bastante consciente, a preocupação com os maus tratos de que o rio Tejo tem sido vítima, nos últimos tempos. Daí que os pequenos artistas tenham recorrido à preciosa ajuda do guardião do rio Tejo, o adulto, o cidadão, o ser humano que não poupou palavras para denunciar os males do capitalismo, à medida que recordava o seu passado feliz à beira-rio.




Seguiu-se a leitura do texto do ex-6.ºJ, turma da EB 2,3/S Octávio Duarte Ferreira e da professora Anália Caixado, que trouxe, de forma figurada e muito apelativa, a problemática da destruição da Terra, assunto que foi ilustrado por um pequeno trabalho de movimento do Curso Profissional de Artes do Espetáculo, da responsabilidade da professora Carla Dias.

Depois de dar a palavra à Dra. Rosa, Presidente da Ajudaris, terminámos com a entrega de certificados e com a venda solidária de mais de 50 exemplares do livro "Histórias da Ajudaris 2018", permitindo acumular um donativo bastante significativo, o que nos deixou a todos de coração cheio!





O tema que a Ajudaris escolheu para as Histórias de 2019 são os OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Este é, sem dúvida, um tema atual que urge ser trabalhado com as nossas crianças, para que, mais uma vez, se possa despertar e fortalecer os hábitos de leitura e da escrita e estimular a prática da cidadania e da solidariedade, entre outros objetivos nos quais a Biblioteca Escolar também se revê.

Desejamos que este projeto solidário de escrita criativa e colaborativa cresça no Agrupamento N.º2 de Abrantes, já neste ano letivo de 2018-19, encontrando (quiçá!) terreno fértil nas salas da Educação Pré-Escolar, dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico! Fica o desafio!

Para saber mais sobre as "Histórias da Ajudaris" e consultar o Regulamento de 2019, basta aceder à página da respetiva associação, clicando aqui.