quarta-feira, 28 de novembro de 2018

ENCONTRO COM... ALICE VIEIRA

Antecipando o início da Feira do Livro, a manhã do dia 28 de novembro ficou marcada pela visita da escritora Alice Vieira, uma figura simpática e bem disposta que esteve à conversa com alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade, na biblioteca da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. 

Nas duas sessões de 45 minutos, a autora respondeu às inúmeras perguntas dos alunos, falando sobre a sua obra, o seu percurso pessoal e profissional e as suas muitas experiências, naquele tom bem humorado e coloquial a que já nos habituou inclusive na sua escrita.

Houve momentos de particular interesse em que os alunos puderam colocar-lhe questões sobre algumas obras que leram (ou vão ler) em sala de aula, a inspiração para as escrever, e até a sua paixão por colecionar presépios foi tema de conversa.




A dada altura, a Professora Bibliotecária, Patrícia Marques, informou os presentes de que, algures por entre o público miúdo, se encontrava a aluna Beatriz Grácio, do 7.ºE, a menina que entrevistou a Alice Vieira na sua própria casa, em abril deste ano, numa oportunidade que lhe foi proporcionada pela revista VISÃO Júnior. 

Foi nessa mesma altura que surgiu a vontade e também o convite para a autora vir até à nossa escola, em Abrantes, facto que acabou por se transformar em realidade, graças ao trabalho de articulação com o grupo editorial Leya e ao empenho do seu representante, o Sr. Rui Teixeira, que fez questão de oferecer um livro da Alice à sua grande fã.




No final de cada sessão, assistiu-se ao habitual momento de autógrafos, durante o qual foi possível uma maior aproximação à escritora. E certamente que, com esta atividade, os alunos enriqueceram o seu conhecimento acerca das obras em estudo e/ou ficaram mais curiosos e motivados para a sua leitura.




Se ainda não adquiriste um livro da Alice Vieira (e pretendes fazê-lo, aproveitando o desconto de 20%), visita a Feira do Livro, a qual decorrerá, na Biblioteca Escolar, entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro. 

Receber a visita de tão ilustre escritora foi, sem dúvida, um verdadeiro privilégio para os alunos do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, num dia que ficará para sempre na memória de todos nós!