JORNADAS INTERNACIONAIS DO LIVRO VIAJANTE
No âmbito do projeto eTwinning "Leio, logo existo!", a turma E do 8.º ano e a professora Patrícia Marques participaram, hoje, nas Jornadas Internacionais do Livro Viajante, saindo à rua para "largar" livros nas imediações da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.
Durante a aula de Português, a meio da manhã, o grupo percorreu as ruas da cidade de Abrantes, "soltando" livros em locais mais ou menos originais, "para fazer do mundo uma biblioteca a céu aberto"!
Sendo o dia 21 de março a data em que também se assinala o Dia Mundial da Poesia e o Dia Internacional das Florestas, os alunos leram e distribuíram poemas a condizer.
O 8.ºE envolveu-se entusiasticamente nesta iniciativa que, para além de promover a leitura, estreitou laços e estimulou o convívio fora da sala de aula.
Vamos esperar notícias dos livros deixados na comunidade local, e desejamos que eles sejam muito lidos e viajem ainda mais!
Esta foi, sem dúvida, uma atividade divertida, enriquecedora e inesquecível para todos!
Numa tão merecida homenagem às árvores e às florestas, fica aqui um dos poemas que também viajou, neste dia tão especial.
A gaveta do escritor
A minha gaveta de escritor é uma árvore, dessas que crescem a desejar ser céu! E por isso, no lugar das folhas tem estrelas.
Por entre os seus ramos passam todas as nuvens, todos os ventos e o sol e a lua de todos os dias. Roubando à terra os sonhos de que se alimenta, a minha árvore é casa para muitas criaturas, amores impossíveis, viagens desejadas e outras histórias sem nexo...
Um destes dias vou mudar de gaveta, talvez para uma gaveta-borboleta, dessas que vivem apenas a eternidade de um dia, tempo mais que suficiente para reproduzirem em si todas as cores do arco-íris, voarem pelos seus quatro cantos do mundo e despenharem-se felizes sobre um campo de malmequeres, no final de uma bela tarde de primavera.
Carlos Canhoto