ENTREVISTA A BEATRIZ GRÁCIO
Na disciplina de Português, no âmbito do estudo do conteúdo programático "Textos de imprensa - a entrevista", os alunos da turma E, do 8.º ano, entrevistaram a autora Beatriz Grácio. No Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) homenageamos os autores do nosso agrupamento e divulgamos esse trabalho.
Beatriz é uma aluna do 8.º ano, que desde sempre adorou escrever, encontrou na escrita a sua verdadeira paixão e sempre foi guiada por esse sonho. Já publicou dois livros As aventuras da Gotinha Lara e o Foral de Gavião visto por uma criança, já ganhou vários prémios nacionais, e teve o privilégio de entrevistar a tão conhecida escritora Alice Vieira, um dos seus ídolos literários.
O objetivo desta entrevista foi conhecer melhor a nossa colega, especialmente a sua veia artística de ser escritora, que não é percetível quando convivemos com ela diariamente, a origem dos seus textos e das suas inspirações. Foi, precisamente, essa a verdadeira essência da entrevista e a parte que mais gostámos foi conhecer a mente de uma escritora e a forma como ela pensa e escreve.
Felizmente, todos nós gostámos muito da entrevista, e de trocar saberes e experiências com a entrevistada, que também adorou falar com os seus colegas sobre um assunto que lhe é tão peculiar. Ainda que houvesse um certo nervosismo inicial, conseguimos serenar e iniciar uma conversa agradável com a Beatriz, para ficarmos a conhecê-la melhor. A jovem escritora também estava um pouco nervosa no princípio, mas acabou por se descontrair, quando começou a responder às perguntas dos colegas.
Concluindo, este momento de partilha foi profícuo para todos nós, pois ficámos a conhecer melhor a nossa colega que nos aconselhou a perseguir os nossos sonhos e a lutar pelos nossos objetivos. Por sua vez, a Beatriz também desfrutou muito desta experiência, ao revelar aos seus colegas a arte e o prazer da escrita e ao expressar as suas emoções e vivências na qualidade de escritora. Foi, indubitavelmente, um momento inesquecível para mais tarde recordarmos. Obrigada, Beatriz, pelos teus conselhos!
Texto elaborado pelos alunos do 8.º E, com a colaboração da professora Isabel Vieira
Sem comentários:
Enviar um comentário