quinta-feira, 18 de junho de 2020

logotipo MEPROJETO ETWINNING

Atravessar fronteiras, alargar horizontes!

Traverser les frontières, élargir les horizons!

Attraversa i confini, allarga gli orizzonti! 

No Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes, as docentes Isabel Vieira (com a turma 8.º E) e Christine Raposo (com a turma 9.º A) implementaram, no ano letivo 2019-2020, um projeto eTwinning intitulado “Atravessar fronteiras, alargar horizontes!”, em parceria com o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação, e o Liceo Statale "G.F. Porporato", em Itália, que culminaria numa visita de estudo a França. Este projeto, em que professores e alunos usaram a língua francesa para trabalharem de forma colaborativa, visou principalmente promover e aprofundar o conhecimento do património cultural, histórico, arquitetónico, gastronómico e celebrar algumas festividades mais emblemáticas dos países envolvidos (Portugal, França e Itália).

As professoras Natividade Mantas, na qualidade de professora de Francês do 8.ºE, e Patrícia Marques, na qualidade de professora bibliotecária, também participaram no projeto, reforçando assim a articulação e o trabalho colaborativo
 

Com o intuito de minorar os custos da visita de estudo, alunos e professores participaram, com muito agrado e entusiasmo, na venda de produtos elaborados pelos próprios discentes na comemoração de dias festivos, nomeadamente o Mercado de Natal, o Dia dos Reis, o Dia de São Valentim, o Dia da Chandeleur e o Dia do Pai. Porém, não foi possível realizar as tarefas alusivas à Páscoa devido à suspensão das atividades letivas. 

É de enaltecer o envolvimento, o empenho, o compromisso e a disponibilidade dos alunos na preparação e na realização das atividades. 
 

Lamentavelmente, a visita de estudo a França (planificada e integrada neste projeto) agendada para o dia 1 de abril, teve de ser cancelada, devido à pandemia e às recomendações da DGEstE. 

Todavia, por se tratar de um projeto que fomenta a utilização das ferramentas digitais, foi possível dar continuidade às atividades previstas, na modalidade de Ensino à Distância. Assim, foi sempre mantido o contacto com os parceiros para a realização das tarefas do projeto, nomeadamente a viagem virtual a França, os trabalhos de pesquisa, a participação nos passatempos e uma videoconferência com alguns dos elementos que se envolveram nesta aventura virtual.


A utilização de ferramentas digitais como o Padlet (mural digital), o Google Forms, o Kahoot e o Quizz (questionários), o Jigsaw Planet (puzzles) e o Educaplay (sopas de letras e palavras cruzadas), entre outras, permitiram, de facto, diversificar as práticas pedagógicas e motivar os alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira, sem esquecer o alargar dos seus horizontes culturais e o seu crescimento enquanto cidadãos europeus. Apesar de todos os constrangimentos, este projeto revelou-se uma mais-valia para que os nossos alunos pudessem construir aprendizagens em contextos diferenciados e em ambiente colaborativo com os seus pares de outras escolas. 

Para os docentes, esta aventura eTwinning foi uma oportunidade para o trabalho conjunto e para a partilha de saberes e experiências. 

Por fim, as docentes agradecem aos alunos, aos pais, à Direção, à comunidade educativa e à LIONS CLUBE Abrantes todo o apoio prestado na implementação deste projeto. Um BEM-HAJA a todos! 

Christine Raposo e Isabel Vieira

Sem comentários: