segunda-feira, 15 de março de 2021

CAMPEONATO DE CIÊNCIA E ESCRITA CRIATIVA

O Campeonato de Escrita Criativa, dirigido a alunos do 2.º ciclo, inspira-se na coleção O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo, autora e professora distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL 2018, com uma Menção Honrosa, devido ao elevado contributo para a Educação e a Sustentabilidade.

O desafio desta proposta pedagógica consiste na leitura de um livro da coleção e à escolha, por parte dos alunos, de um momento da história em que as personagens se deparam com um problema para resolver. A turma terá de propor uma nova solução, concorrendo com um texto que deve incluir a descrição de uma experiência, a partir do protocolo experimental, tal como consta no final de cada livro (no Caderno de Experiências).

Esta iniciativa visa estimular a leitura, a escrita e a experimentação; incentivar o pensamento crítico e a criatividade, para além de fomentar a transdisciplinaridade e o trabalho colaborativo.

Os trabalhos devem ser enviados até 23 de abril. As três turmas vencedoras serão anunciadas a 18 de junho. O Regulamento, a Ficha de Inscrição e restantes materiais de apoio encontram-se aqui.

Para saber mais sobre este campeonato, consulta o Blogue da Rede de Bibliotecas Escolares.

Sem comentários: