sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

 DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

fonte: https://url.gratis/s1CyJz

Assinalamos a 3 de dezembroDia Internacional da Pessoa com Deficiência, partilhando com toda a comunidade escolar um texto alusivo ao tema: uma fábula escrita por Mário Fernando Leitão Alegre, ex-professor da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, a quem a Biblioteca Escolar presta uma singela homenagem a propósito da sua morte recente.

A história começa assim...
Todo o pássaro do pinhal, chegada a primavera, constrói o seu ninho, põe os seus ovos, cria os seus filhos e a vida continua ano após ano.

Um dia, houve um movimento de contestação no pinhal acerca de um certo pássaro, a quem chamavam preguiçoso uns, espertalhão outros, e havia ainda quem lhe chamasse uma aberração da Natureza. Enfim, toda uma série de calúnias lhe dirigiam, que dele faziam um bom motivo de exclusão condenando-o ao desterro e à maldição.

Sempre sozinho, o Cuco, pois é deste que falamos, sobrevivia, claro, enquanto o seu engenho lhe permitisse pôr os seus ovos no ninho dos outros e ter filhos criados pelos outros. Sem nunca saber o que é a doce paz do choco, o que é a alegria de ter filhos à sua espera ou sem conhecer sequer a satisfação de alimentar seus filhos sequiosos, depositando o alimento na boquita de um vermelho estimulante. Enfim, uma série de privações que um ser passa. Coisa que para todos são fonte de vida e que um pobre Cuco nunca chega a conhecer.

Mas os outros pássaros só sabiam ver que o Cuco nada fazia. 

Se queres ler o resto do texto e saber como termina esta fábula, clica aqui.

Sem comentários: