quinta-feira, 21 de abril de 2022

LEITURAS PARTILHADAS

- O LAGARTO -

No dia 19, os alunos da turma D do 6.º ano apresentaram o produto final do projeto DAC - o filme "Um lagarto em Abrantes" - à turma E do 6.º ano

Os alunos relataram aos colegas a sua experiência na concretização deste projeto - da ideia à gravação do filme. Nas aulas de Português e Cidadania e Desenvolvimento, começaram por ler o conto "O lagarto", de José Saramago, e elaborar o roteiro para o filme. Em Educação Visual e Educação Tecnológica, criaram os figurinos e, em Inglês, escreveram as falas dos "turistas". Nos ensaios e na gravação do filme, contaram com a colaboração da equipa da Biblioteca Escolar e do Projeto Cultural de Escola - Plano Nacional das Artes.

Referiram, ainda, as dificuldades que surgiram e como as resolveram, muitas vezes por livre iniciativa, sem consultar os professores. Concluíram, dizendo que tinham gostado muito de realizar este projeto e que mais turmas deviam desenvolver iniciativas idênticas.

Após esta introdução, foi visionado o filme "Um lagarto em Abrantes". De referir que o filme foi enviado à Fundação José Saramago para ser divulgado na respetiva página virtual, no âmbito da iniciativa "Saramago na Escola: Contar por Imagens" promovida pela FJS por ocasião do centenário do nascimento do escritor.

Por fim, os alunos da turma E do 6.º ano foram convidados a responder a um Kahoot com perguntas sobre o filme. 

Os figurinos estiveram em exposição, na Biblioteca, durante a sessão.

Sem comentários: