segunda-feira, 16 de maio de 2022

E ASSIM FOI... NAS TERTÚLIAS DO LICEU

Foi no sábado passado, ao início da tarde, que quatro ex-alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes voltaram à "casa" onde fizeram os seus estudos, para contar as suas mais recentes aventuras e desventuras aos alunos que agora, no final do 12.º ano, se preparam para enfrentar uma nova fase da sua vida.

Organizada pela Associação de Estudantes, esta foi uma atividade que pretendeu promover a partilha entre os alunos mais velhos, desta vez sob o lema inspirado em José Saramago"É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem, sempre!".

Na primeira parte das Tertúlias do Liceu, pudemos conhecer as histórias da Bárbara Diogo (que chegou até nós por videochamada, uma vez que se encontra no México) e do Ivan Garcia, dois alunos que enveredaram por caminhos muitos diferentes, mas igualmente extraordinários. Pelo meio, saboreámos um agradável momento musical.


Chegou o intervalo, durante o qual foi possível assistir a duas demonstrações de ginástica artística e ainda houve tempo para um lanchinho.


A segunda parte deste evento teve como protagonistas o João Morgado e a Rita Mendes, ambos licenciados em Relações Internacionais, mas com percursos distintos e objetivos diversos. A conversa fluiu agradavelmente, tendo sido apenas entrecortada com a leitura de um poema.


A atividade prolongou-se de forma natural, atendendo ao excecional ambiente de partilha, e porque o interesse e a curiosidade surgiram espontaneamente, facto que ficou patente nas perguntas que foram surgindo à medida que cada ex-aluno abria o livro da sua ainda curta mas surpreendente e inspiradora história de vida.

Sem comentários: