ENCONTRO COM JOÃO CÉSAR ARAÚJO
No dia 30 de janeiro, a turma D do 6.º ano voltou à Biblioteca Municipal António Botto, desta vez para participar no encontro com João César Araújo, que falou da importância da escrita e do papel que ela sempre teve na sua vida.
O autor falou da natureza e das paisagens que o inspiraram a desenhar, primeiro, e a escrever, depois, mostrando ilustrações e lendo textos do seu livro Reflexos de Ser 2.
Depois de ler o poema "A Rosa e o Jardineiro", João César Araújo desafiou os alunos a ilustrar o texto conforme a perceção de cada um, tendo sido registados esses momentos de pura liberdade e imaginação.
No final, o escritor incentivou os alunos a concretizarem uma tarefa surpreendente: fazer um voo imaginário, de olhos fechados, e passar essa experiência para o papel, atividade que a professora Sónia Reis, de Educação Visual, se comprometeu, de imediato, a realizar com a sua turma. O produto desta extraordinária aventura será conhecido, em breve.
ADENDA à posteriori: dias depois do encontro com João César Araújo, é possível partilhar, aqui, alguns desenhos dos alunos do 6.ºD, que refletem a experiência do voo imaginário.
Segundo a professora Sónia Reis, esta atividade trouxe algumas dificuldades aos alunos, mas não deixou de ser uma tarefa bastante prazerosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário