SESSÕES LITERÁRIAS SOBRE ANTÓNIO BOTTO
A Biblioteca Municipal está a celebrar os seus 30 anos de existência e, muito a propósito, dinamizou, nos dias 9 e 10 de novembro, três sessões literárias sobre António Botto, o poeta e escritor que lhe dá o nome, nascido na Concavada (concelho de Abrantes).
Na primeira sessão, participaram os alunos das turmas A e F do 10.º ano, que ficaram a conhecer a vida conturbada do autor e perceberam que, segundo Fernando Pessoa (seu contemporâneo e editor), António Botto foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa.
Elsa Ligeiro, editora e mediadora de leitura da companhia "Alma Azul", contou ao 9.ºH, na segunda sessão, que o Amor foi o grande tema dos poemas de António Botto, reunidos no livro "Canções", uma obra de inegável qualidade estética e literária.
A terceira e última sessão foi dirigida à alunos de 5.º ano, turmas A e C, que passaram pela exposição emersiva, à entrada da Biblioteca Municipal, onde tiveram a oportunidade de ver fotografias do autor e ler frases com a sua biografia.
A atividade de leitura decorreu em torno da obra "Histórias do Arco da Velha", contos populares ancestrais que António Botto transformou, depois de ter emigrado para o Brasil. Um dos contos foi reescrito por alunos de outra escola do concelho de Abrantes e, agora, Elsa Ligeiro lançou o desafio de ilustrarem o texto lido na sessão.
E foi assim que os alunos do Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes conheceram a vida e a obra de António Botto, um poeta que marcou a lírica portuguesa pela sua novidade e ousadia.
Sem comentários:
Enviar um comentário