Provadores de leituras/sugestões




O mundo segundo Bob

"Não devemos julgar um livro pela capa". A frase adequa-se perfeitamente a este livro, pois a maioria das pessoas, quando vê a sua capa, pensa tratar-se de um livro narrado sob o ponto de vista do gato Bob e que não passa de mais uma vulgar história entre um homem e o seu gato. No entanto, este livro mostra-nos muito mais do que isto.
Neste livro, o narrador é James (dono do gato), que nos fala das pessoas que fazem das ruas de Londres a sua casa e que são marginalizadas pela sociedade em geral.
Apresenta-nos, ainda, a recuperação de uma pessoa que anteriormente foi totalmente dependente das drogas.
É uma linda história que nos mostra também como um gato pode renovar a fé e a esperança de um homem que anteriormente não tinha quase nada.
Leiam ,O mundo segundo Bob de James Bowen. Não será tempo perdido!




 
  Sara Costa -11ºF


 

Reportagem especial

Esta banda desenhada é da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor). Neste livro, podemos acompanhar uma jornalista e um repórter de imagem enquanto fazem uma reportagem de televisão sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal, focando também um projeto de adaptação a nível municipal (ClimAdaPT.Local). Neste percurso, cruzamo-nos com histórias e personagens reais, assistimos a conversas com especialistas no tema, conhecemos desafios postos pelas alterações climáticas e maneiras de lidarmos com eles.


Reportagem Especial



http://www.wook.pt/ficha/a-bibliotecaria-de-auschwitz/a/id/15263423



Eu, Malala

Espera por ti... Na biblioteca

Eu, Malala
A minha luta pela liberdade e pelo direito à educação


Malala, Nobel da Paz

http://www.publico.pt/mundo/noticia/nobel-da-paz-para-1672461



Atreve-te... e lê

Os nossos príncipes

 Judite de Sousa

Uma homenagem a André e a todos os príncipes e princesas que partiram demasiado cedo. Os direitos de autor deste livro revertem a favor da Bolsa de Estudo André Sousa Bessa, que irá ser criada no âmbito da Universidade Nova de Lisboa...


 

  Experimenta a ler...

O assalto

Daniel Silva

O lendário restaurador de arte e espião ocasional Gabriel Allon está em Veneza a restaurar um retábulo de Veronese quando recebe uma chamada urgente da polícia italiana. Julian Isherwood, o excêntrico negociante de arte londrino, deparou com o cenário de um homicídio brutal e agora é suspeito do crime. Para salvar o amigo, Gabriel tem não só de descobrir os verdadeiros assassinos, como também encontrar a mais famosa das obras de arte desaparecidas: a Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio.
A sua missão...

http://www.wook.pt/ficha/o-assalto/a/id/15826188

 

 

Acabei de ler e gostei

A chave de Salomão

José Rodrigues dos Santos

O corpo de Frank Bellamy, o director de Tecnologia da CIA, é descoberto no CERN, em Genebra, na altura em que os cientistas procuram o bosão de Higgs, também conhecido por Partícula de Deus. Entre os dedos da vítima é encontrada uma mensagem incriminatória.
The Key: Tomás Noronha 

http://www.wook.pt/ficha/a-chave-de-salomao/a/id/16005449

  

Li e gostei

Gatos e mais gatos

Doris Lessing (Prémio Nobel de Literatura 2007) 


Nunca gostei muito de gatos. Há qualquer coisa naquele modo de ronronar, de ser arisco, de prezar a independência acima de tudo, de muitas vezes “não conhecer o dono”, que me fazem olhá-los de esguelha e raramente ter o impulso de uma festinha sentida.
Contudo, ao ver “Gatos e mais gatos” (1967), da Prémio Nobel da Literatura (2007) Doris Lessing, decidi arriscar, sobretudo pela curiosidade em conhecer a escrita desta mulher nascida na Pérsia e que tem nos gatos referências de vida.

http://www.fnac.pt/Gatos-e-Mais-Gatos-Edicao-Ilustrada-Doris-Lessing/a202128 

 

Na Leitura e na Escrita Encontramo-nos Todos naquilo que Temos de Mais Humano 

Galveias" está entre os grandes romances alguma vez escritos sobre a ruralidade portuguesa. O universo toca uma pequena vila com um mistério imenso. Esse é o ponto de acesso ao elenco de personagens que compõe este romance e que, capítulo a capítulo, ergue um mundo. Como uma condensação de portugalidade, Galveias é um retrato de vida, imagem despudorada de uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe a sua identidade mais profunda. 

 «Como Saramago, José Luís Peixoto é um escritor tocado pelo génio.» Urbano Tavares Rodrigues

 «Estamos perante um grande ficcionista e, também, um grande prosador da língua portuguesa, capaz de extraordinárias notações do real, de ritmos inovadores e até de uma relação estrutural com as formas musicais que não tem precedentes entre nós.» Vasco Graça Moura

 «Um dos escritores mais dotados do seu país.» Le Monde 

«Peixoto tem uma extraordinária forma de interpretar o mundo, expressa pelas suas escolhas certeiras de linguagem e de imagens.» Times Literary Supplement

 «Peixoto articula um interessante discurso sobre a identidade e a orfandade, e elabora em paralelo um maravilhoso retrato psicológico do mundo rural português.» El País

Informação retirada:

 http://www.fnac.pt/Galveias-Jose-Luis-Peixoto/a810179 

 

 


Clica no artigo de jornal  e descobre o poder que há em ti...


Book Trailer do livro Olga e Cláudio

Descobre este livro na biblioteca