quarta-feira, 10 de junho de 2020

DIA DE PORTUGAL - 10 DE JUNHO

fonte: http://twixar.me/khmm

No dia 10 de junho, celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Feriado nacional, esta data presta homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas (a maior obra épica da literatura portuguesa), que faleceu no dia 10 de junho de 1580. 

Do programa do Dia de Portugal, costumam fazer parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares e entrega de medalhas de mérito, por exemplo. Este é considerado também o dia da Língua Portuguesa e do Cidadão Nacional.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, as comemorações realizaram-se num formato diferente, mas com igual propósito e fundamento, começando pelas cerimónias oficiais, transmitidas pela RTP, em direto do Mosteiro dos Jerónimos.

A Biblioteca Escolar convida-te a ler, aquina íntegra, a magnífica intervenção de Dom José Tolentino Mendonça, neste tão especial Dia de Portugal.

Maratona de leitura integral de Os Lusíadas

Ao longo de cerca de nove horas, o ator António Fonseca leu os 10 cantos que compõem Os Lusíadas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, que surgiu com o objetivo de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Através do Youtube e da página de Facebook do D. Maria II, o público poderá escutar não só a leitura integral desta obra-prima da língua portuguesa, como também algumas notas explicativas sobre o texto.

Outras sugestões para assinalar a data:


Se queres conhecer a história do Dia de Portugal, clica aqui

Sabe mais sobre Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, através deste documentário, e descobre as Cartas de Luís Vaz de Camões - na RTP Ensina.

Podes consultar também a página do PNL sobre o 10 de junho.

E para terminar, ouve o poema "Portugal", de Alexandre O'Neill, declamado por Rui Spranger.

Sem comentários: