terça-feira, 9 de junho de 2020

LER+ESPAÇO 2020 - ESCOLAS APOIADAS


No âmbito da 2.ª edição do Ler+Espaço, foi com alegria que tomámos conhecimento da lista de escolas apoiadas pelo referido projeto do Plano Nacional de Leitura, no qual participou a Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes do AE n.º 2 de Abrantes!

Mesmo em confinamento e a trabalhar à distância, esta iniciativa, já divulgada neste blogue, resultou de uma articulação entre a Biblioteca Escolar, o grupo disciplinar de Físico-Química e o Clube de Ciência Viva, pela mão das professoras Patrícia Marques e Sandra Xisto.  

Parabéns a todas as alunas! que se envolveram na realização dos trabalhos solicitados e permitiram submeter uma candidatura a este projeto, que promove a Leitura e a Escrita em torno da Ciência. A nossa participação valeu-nos um prémio/uma verba que será naturalmente empregue na aquisição de fundo documental.

Numa articulação entre escolas do mesmo concelho, a docente de FQ, Sandra Xisto, dinamizou uma observação noturna, em dezembro de 2019, na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu do AE nº. 1 de Abrantes, data em que a aluna Beatriz Pinheiro, do 11.º ano, recolheu, na ocular do telescópio, as fotos anexadas ao projeto. A partir daqui, as alunas do 9.º ano (Filipa Piedade, Joana Nogueira, Maria Beatriz Marques e Matilde Lourenço) construíram espetroscópios e a aluna do 8.º ano (Beatriz Grácio) escreveu o texto cuja sinopse abaixo se apresenta:
Um astronauta escreve uma página do seu diário, preso na Lua, depois de ter perdido contacto com a Estação Espacial que o acompanhava. Refletindo sobre a evolução no distante planeta Terra, constata que, apesar de a comida escassear, resta-lhe a sua nave e a inabalável vontade de continuar a estudar sobre a Lua, embora esteja sujeito à ameaça de meteoritos, facto que enfrenta corajosamente. Enquanto ali está, vai contemplando a Terra que, agora, passou a ser a sua Lua…

Sem comentários: